quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Um Passo a Mais Para a Descoberta da Cura do Alzheimer

 Oi galera! Hoje eu vou mostrar algo muito interessante a vocês, uma pesquisa muito recente que relata sobre a descoberta de uma substância que pode ser importante na cura da doença de Alzheimer. Essa pesquisa foi publicada nessa segunda feira, dia 17 de setembro, pela revista Molecular Neurodegeneration.
A substância descoberta foi a enzima BACE2 (ß-site amyloid precursor protein-cleaving enzyme). Já era de conhecimento científico que essa protease é capaz de atrapalhar o processo de síntese da ß-amiloide. No post sobre o Alzheimer, eu tinha falado que essa doença era desencadeada por mutações no gene que codifica a proteína APP. Essa proteína é a precursora da ß-amiloide, e ela é clivada em dois pontos determinados para se transformar em ß-amiloide. A BACE2 cliva a APP em pontos diferentes, e isso impede que esta seja convertida na proteína causadora do Alzheimer. Entretanto esse papel da BACE2 só é eficiente na prevenção da doença, ele não é capaz de curá-la
O que é novidade na pesquisa é o fato de essa enzima degradar ß-amiloide em três ligações peptídicas: Phe19-Phe20, Phe20-Ala21, e Leu34-Met35. A eficiência da BACE2 nessa destruição é maior que a da maioria das proteases degradadoras de ß-amiloide (AßDPs). Entretanto a pesquisa também relatou que a BACE2 é capaz de destruir ß-amiloide apenas no meio intracelular, o que restringe seu papel, já que o Alzheimer é caracterizado principalmente por deposição de ß-amiloide no meio extracelular. Outras AßDPs, apesar de serem menos eficientes que a BACE2, são capazes de atuar em regiões extracelulares.
Algo curioso de ser colocado aqui é que a BACE2 é muito semelhante à BACE1. Entretanto enquanto a BACE2 contribui para inibir a síntese de ß-amiloide e para destruí-la, a BACE1 é responsável pela produção da ß-amiloide, já que ela realiza a clivagem da APP nos pontos certos para essa síntese.
É evidente que a doença de Alzheimer ainda não possui cura, e isso ainda exige muitas pesquisas. Contudo é importante perceber que a descoberta de novas substâncias relacionadas a esse mal contribui de forma relevante para que essa cura seja encontrada. Por essa razão, a pesquisa sobre BACE2 certamente é de extrema importância para o alcance desse objetivo.


Postado por: Daniela Pinheiro

Referências Bibliográficas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário