segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Gorduras: Vilãs ou Heroinas


A reportagem “ A Redenção das Gorduras” da revista Veja, publicada no dia 27 de Junho de 2012, busca desmitificar a ideia, que está enraizada na mente da maior parte da população,de que a gordura é um vilão do corpo humano. De fato, as gorduras exercem funções extremamente significativas no organismo e no metabolismo humano. Além de fazerem parte da fabricação de hormônios sexuais e participarem do armazenamento das vitaminas A, B, E e K nas células, as gorduras também auxiliam na integridade da membrana plasmática, ação esta, indispensável para o pleno funcionamento do organismo. Além das funções citadas, os triacilgliceróis são utilizados como reserva energética quando há baixa de glicose e sua quebra é estimulada pelo hormônio glucagon.     Todavia, as gorduras, quando em excesso, apresentam riscos catastróficos para o corpo humano. As gorduras saturadas e polinsaturadas, são as principais causadores de obstruções nos vasos sanguíneos e das doenças cardiovasculares. Durante o processo de envelhecimento também se percebe alguns dos efeitos negativos das gorduras. Foi descoberto recentemente que a gordura, mais especificamente, o tecido adiposo representa um órgão do sistema endócrino. Nas pessoas mais idosas, ocorre um aumento do tecido adiposo no organismo devido à perda de massa muscular em que as células musculares serão substituídas por adipócitos. Esse aumento do tecido adiposo intensifica os efeitos negativos e prejudiciais ocasionadas por esse tecido.


Relação do consumo de gorduras insaturadas e doenças cognitivas

É comum ocorrer diminuição da capacidade cognitiva com os indivíduos no processo de envelhecimento. A doença de Alzheimer, por exemplo, afeta profundamente a vida das pessoas portadoras, muitas vezes tornando-as incapazes de viverem sozinhas.
Estudos recentes tem tentado mostrar a ligação da dieta de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e a ocorrência ou não do declínio da capacidade cognitiva pela idade. Esses estudos mostraram que essa relação existe apenas com o consumo de gorduras mono e poli-insaturadas. Faixas de população que consomem grandes quantidades de peixe em sua alimentação (alimento que possui muitos ácidos graxos insaturados) mostraram bons resultados no que tange a doenças neurocognitivas, por apresentarem uma menor incidência de tais doenças . Esse e outros estudos sugerem que o alto consumo de gorduras mono e poli-insaturadas ajuda a evitar o declínio da capacidade cognitiva relacionada a idade.



Bibliografia:
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0197458005003039
Revista Veja- Reportagem "A Gordura do Bem"


Nenhum comentário:

Postar um comentário